Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DE EXTREMOZ

I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DE EXTREMOZ

por ext publicado 12/05/2015 01h45, última modificação 15/05/2015 13h40
A CÂMARA MUNICIPAL DE EXTREMOZ REALIZOU I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DE EXTREMOZ QUE ACONTECEU, SÁBADO, 25/04/2015.

A Lei nº 818/2015 que cria a "Semana da Segurança Pública", no calendário oficial do Município, sancionada no dia 22/04/2015 da autoria do Presidente da casa o Vereador Joaz Oliveira Mendes Da Silva.

E foi realizado Pela Câmara Municipal de Extremoz o maior evento sobre segurança pública na cidade de Extremoz, o "I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DE EXTREMOZ". Tivemos a presença de várias autoridades na área de Segurança Pública, onde podemos destacar a presença do Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RN, que na ocasião veio representar a Secertária Estadual de Segurança do Rio Grande do Norte a Dra. Kalina Leite.

O I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DE EXTREMOZ contou com quatro palestas, com diversos assuntos mas sempre na mesma temática o enfoque na Segurança Pública. Ocorreu as seguintes palestras: O PROCESSO DA ENDEMIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA Palestrante: Dr. Ivenio Hermes – Coordenador de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED. DROGAS, PREVENÇÃO E IMPACTO NA SEGURANÇA PÚBLICA. Palestrante: Maj. PM Arthur – CIPRED. CORPO DE BOMBEIROS, PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Palestrante: 1º Tem. Rafael Barbosa Barreto. VÍDEO MONITORAMENTO, TECNOLOGIA NA PREVENÇÃO. Palestrante: Maj PM Carlos Kleber Caldas de Macedo – Chefe do CIOSP.

 

Estiveram presentes os vereadores Joaz Oliveira, Fábio Vicente, Leila Cristina, Jaeusdes Xavier, Francisca Lúcia Ramalho e Cleyton Saint´clair. Representando a Prefeitura Municipal, o coordenador de Segurança Pública do Município, Carlos Jener Rezende, que fez explanações sobre o evento.

 O Fórum também contou com a participação do deputado federal Rafael Mota que trouxe mensagem de apoio à causa. Dezenas de populares prestigiaram o evento.

A população extremozense teve grande representação no Fórum como também muitas autoridades na área de segurança, onde ambas as presenças contribuíram de maneira fundamental para o sucesso e os debates do I Fórum de Segurança Pública de Extremoz.

A partir dos debates entre autoridades do assunto e a população obteve-se compromissos para que possamos combater a violência, a proliferação do uso de drogas e da criminalidade no nosso Município dos quais podemos mencionar alguns:

O Chefe do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), Major Macedo, firmou compromisso na Câmara de disponibilizar a estrutura do CIOSP para eventos realizados pelo município, como plataforma móvel de observação com várias câmeras, canhão de luz e câmera termal;


O Chefe do CIOSP comprometeu-se ainda em disponibilizar a torre instalada no município de Extremoz (ao lado da Câmara Municipal), para que seja implantado no município sua própria central de monitoramento eletrônico, uma vez que a contrapartida do município será bem menor, já que a estrutura da torre e da cabine custaria ao cofre municipal 380 mil reais, o que representa aproximadamente 80% do valor necessário para sua implantação. Logo, com 20% do investimento o Município conseguirá implantar sua própria Central de Monitoramento com várias Câmeras de alta definição posicionadas estrategicamente nos principais locais da cidade e todas interligadas ao Pelotão de Extremoz e ao CIOSP. Na ocasião apresentou-se dados que as cidades que implantaram a Central de Monitoramento conseguiram importantes reduções nos seus índices de criminalidade;


O Chefe do CIOSP comprometeu-se de conseguir para o Comandante do Pelotão da PM de Extremoz, um tablet que permitirá rastrear via satélite as viaturas e os policiais nas operações realizadas pelo Pelotão, o que garantirá mais segurança e eficiência nas ações da Polícia;


Na ocasião do Fórum foi apresentado uma proposta de implantação da Central de Monitoramento em Extremoz com base na central criada na cidade de Apodi/RN e firmou-se um compromisso de ir aquela cidade em comissão mista (composta por representantes do Legislativo, Executivo e Polícia Militar) para conhecer o projeto e utilizá-lo como referência;


O Comandante da CIPRED (Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas), Major Arthur, se dispôs a realizar parceria com o município para implantação de políticas de prevenção ao uso de drogas, podendo os policiais realizar palestras e trabalhos de combate ao uso de drogas nas escolas do Município;


Após a palestra, o Dr. Ivênio Hermes, Coordenador de Informações e Estatísticas criminais da SESED (Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social), apresentou dados estatísticos dos índices de criminalidade em Extremoz e tornou-se possível perceber a situação em que se encontra o município, informando que ainda são um dos menores índices da grande Natal, e apresentou como uma das soluções para os problemas de segurança o trabalho de Integração das instituições, o que poderia ser feito através do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) com a composição dos seguintes órgãos: Polícia Civil; Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros; Conselho Tutelar; Poder Judiciário; Ministério Público Estadual; Poder Legislativo Municipal; e Poder Executivo.

Ainda esteve presente o Dep. Federal Rafael Motta que se dispôs a fazer proposituras em Brasília em favor do município com base nos levantamentos feitos no Fórum. Firmou-se, ainda, o compromisso de apresentar uma minuta com reivindicações a serem propostas pelo gabinete do Deputado Federal em Brasília.

O Fórum contou também com o debate do comandante geral do Corpo de Bombeiros do RN, Coronel Otto Souza, 1º Tenente Rafael Barbosa, Bombeiro Militar, Comandante do Pelotão de Extremoz, Tenente Silva Júnior, o coordenador de Segurança Pública do município de Extremoz, Sr. Carlos Jener, além dos vereadores Cleyton Saint Clair, Leila Cristina, Jaeusdes Xavier, Fábio Vicente e Lúcia Ramalho.

Na ocasião foi feita uma mesa redonda com todas as autoridades presentes; representante do Executivo, Vereadores, Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, presidida pelo Sr. Francisco Reginário da Silva representante da Polícia Civil, que dentre outras propostas apresentou o GGIM como importante ferramenta a favor da segurança.

O evento contou ainda com a participação do Sr. Reginaldo Balduino da Polícia Técnica do ITEP que mediou as palestras e foi um dos idealizadores do projeto.



Ao fim do I Fórum de Segurança Pública de Extremoz pôde-se constatar o afloramento de um sentimento de esperança no tocante ao combate a violência no Município de Extremoz, pois sabemos que a violência é um dos grandes males da atualidade e só uma ação conjunta entre os poderes municipais, as autoridades de Segurança Públicas locais e estaduais e a população em geral podem combater a violência na nossa sociedade.

Mídias Sociais

Facebook Twitter Linkedin Youtube Flickr

Acesso à Informação