Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / COMBATE AO FUMO

COMBATE AO FUMO

por MARCILIO BARTOLOMEU publicado 30/08/2017 08h48, última modificação 30/08/2017 08h48
VEREADOR FÁBIO VICENTE ALERTA POPULAÇÃO PARA OS RISCOS DO CIGARRO NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
O Presidente da Câmara Municipal de Extremoz, vereador Fábio Vicente alertou a população para os riscos do cigarro, no Dia Nacional de Combate ao Fumo comemorado hoje (29). No seu pronunciamento que aconteceu na sessão realizada na manhã desta terça-feira, o vereador chamou atenção dos fumantes e não fumantes para o mal que o tabagismo causa as pessoas.
O vereador disse que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.
Conforme Fábio Vicente as estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.