Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE TRATOU DA IMPORTÂNCIA DO SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM) PARA ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL.

por ext publicado 03/09/2015 21h45, última modificação 03/09/2015 21h45

A Câmara Municipal de Extremoz realizou Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Extremoz no dia 21 de agosto de 2015, no qual foi debatido sobre a importância do Selo de Identificação Municipal (SIM) que controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do produto, o local e a higiene da produção, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores extremozenses alimentos com qualidade e segurança garantida.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Representando a EMATER o Sr. Edson Ricardo Farias Zumba, o Delegado Federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no RN: Sr. Dario Alves de Andrade, o Superintendente Regional da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) Sr. Evandernay Andrade, Sra. Denize Barracho da AMBAP (Associação de Maricultura e Beneficiamento de Algas de Pitangui, Sr. Alexandre Ferreira Presidente da Colônia dos Pescadores, Sr. Marcos Aurelio Rodrigues Presidente do Guancoop, Sr. Francisco Walter, Sr, Júnior Honório, representante da FEMEX, Sr. Djalma de Sales representante da comunidade de Pitangui, além de pequenos produtores e pessoas ligadas a agricultura e produção familiar de várias comunidades de nossa cidade. Estiveram presentes os vereadores, Cleyton Saint Clair, Josias Oliveira, évio de Farias, Fábio Vicente, Leila Cristina e Lúcia Ramalho além do Vereador Mirim Patrick Cortez. Além de estudantes da UFRN, associações da grande natal e munícipes interessados pelo tema.

Esta Audiência Pública foi a oportunidade que todos os envolvidos debaterem a importância do Selo Municipal para os produtores de alimentos de nossa cidade, além da possibilidade de futuramente ser criado um laboratório para inspecionar e verificar a qualidade de todo o produto produzido. E com o importante depoimento da Sra. Denize presidente da AMBAP falando do trabalhado das Marisqueiras Pitangui que poderiam deixar de serem exploradas pelo trabalho em casas de família se tivessem o apoio e alcançassem todo o potencial de produção que a Associação de Maricultura tem, mas que para isso acontecer será necessário ter o Selo de Inspeção (SIM).

Com o SIM o produtor poderá vender seus produtos para outros estados e conseguir o SIF (Selo de Inspeção Federal) para exportarem a produção que só é possível para produtores que têm o Selo Municipal.

É a oportunidade de nosso GRUDE, BOLOS, MUSSE DE ALGAS, E ETC serem conhecidos em todo o país e quem sabe no mundo. Além de todos os outros produtos de nossas associações.