Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência Pública "Construindo um Plano Estratégico Metropolitano de Defesa Social e Enfrentamento à Violência".

por ext publicado 25/11/2015 12h28, última modificação 25/11/2015 12h28

Ocorreu na quarta-feira 30 de setembro, a Audiência Pública "Construindo um Plano Estratégico Metropolitano de Defesa Social e Enfrentamento à Violência".

A Frente Parlamentar da Defesa Social e Enfrentamento a Violência, coordenada na Câmara Municipal de Natal pelo vereador Cabo Jeoás, esteve nesta última quarta-feira na Câmara Municipal de Extremoz, em Audiência Pública discutindo medidas de segurança pública para a região metropolitana. O debate faz parte da proposta da Frente de realizar audiências nos municípios da região por meio das câmaras municipais integralizando o debate.

A audiência contou com a participação do Cabo Jeoás (Vereador do Município de Natal e Presidente da Frente Parlamentar de Defesa Social e de enfrentamento à Violência da Região Metropolitana de Natal), Sr. Reginaldo Balduino (Gerente de Operações do ITEP), Dr. Ivenio Hermes (Coordenador de Informações Estatísticas e análise criminal da SESED), Sr. Eugênio Soares (Diretor da Defesa Civil do município de Natal), Sra. Maria José dos Santos (representante da Igreja Católica), Professor Cleyton Saint Clair (Representante de Pitangui) e Patrick Cortez (Vereador Mirim), Vereadores Fábio Vicente e Carlos Jener, além de população. Não compareceu nenhum representante da prefeitura.

O esforço que está sendo feito para conter a violência refletirá ainda mais nos índices e o debate em torno de um plano integrado com os municípios ajudará o estado nesse sentido. Esta integração se dará na busca do planejamento e policiamento preventivo com maior INTEGRAÇÃO entre os órgãos. Por exemplo, através da integração do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), do Comando de Policiamento Metropolitano interagindo com os municípios.

Foi apresentado pelo Dr. Ivênio Hermes “Estudo de Montandade da Juventude Potiguar”, estudo entre os entre os períodos de 2013 a 2015 que demonstra que as maiores vítimas da violência no RN são os homens jovens (entre 18 a 21 anos).

Alguns dados levantados pelo estudo (retirado na íntegra):

“1) Em todos os anos e em todas as faixas etárias a etnia negra foi a mais vitimizada;
2) O maior número de vítimas se concentra entre jovens de 18 a 21 anos (45%), seguidos por jovens acima de 21 e menores de 24 (30%);
3) Os adolescentes, faixa etária entendida como sendo os de 16 e 17 anos de idade, são a terceiro maior grupo vitimizado, constituindo 16% do total de vítimas jovens no estado;
4) Quase metade das vítimas assassinadas no RN está entre a faixa etária até 24 anos de idade;
5) A grande maioria dos jovens assassinados sofreram execuções sumárias.”
Quanto a nosso município foi apresentado os dados referentes aos primeiros 09 meses do ano de 2015 (01 de janeiro - 30 de setembro). Apresentando Extremoz em 9º lugar no Ranking dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) Violência em 2015 com 19 homicídios no período com as seguintes motivações:

- AGRESSÃO (1), EXECUÇÃO (13), LESÃO CORPORAL (2), PASSIONAL (1), NÃO DETERMINADO (1).

Com os dados apresentados e a integração dos órgãos é possível criar estratégias de Enfrentamento à violência. Como o VIDEO MONITORAMENTO que já foi debatido inúmeras vezes de que é possível a instalação em Extremoz uma vez que temos a antena que reduzirá o custo da implantação em 80%. Além de Convênio da Prefeitura de Extremoz com a Secretaria de Segurança Pública que segundo O Tenente Coronel Marlon de Góis comandante do 11º Batalhão de Polícia (Nízia Floresta, Vera Cruz, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz), nossa cidade é uma das poucas cidades que não possui tal convênio.

A Frente Parlamentar da Defesa Social pretende realizar estudos e debates, além de acompanhar as políticas públicas direcionadas às questões da segurança e da violência urbana dentro Região Metropolitana de Natal.

A Câmara Municipal de Extremoz, continua com as portas abertas ao debate e afim de auxiliar no combate ao crime em nossa cidade.